As mulheres vão te derrubar!

(Do Collectif Alerte France Brésil/ MD18, para a Fibra)

10.10.2021

Cerca de 5 milhões de brasileiras estiveram ameaçadas de perder o acesso a um dos itens básicos da higiene feminina. No último dia 7 de outubro, o presidente de extrema-direita, Jair Bolsonaro, vetou a distribuição gratuita de absorventes às mulheres em situação de vulnerabilidade social, o que afetaria desde presidiárias a estudantes de baixa renda das escolas públicas. O tema suscitou grande polêmica, gerando críticas acirradas. Diante da pressão, e do vexame internacional advindo de um eventual vazamento da história absurda do veto, ele recuou. Nesse processo de idas e vindas, deixou de novo patente a falta de empatia e sensibilidade de um governante cruel e mesquinho, que despreza as mulheres.

Endossando o repúdio a essa tentativa de atacar a dignidade da população feminina mais vulnerável, membros de diversos grupos de resistência realizaram, nesse domingo, outra intervenção na fachada da embaixada brasileira em Paris. Nas grades do imóvel foram amarrados centenas de absorventes higiênicos, com as palavras de ordem “As mulheres vão te derrubar”, “Fora Bolsonaro”, “Genocida”, “Mais saúde”, “600 mil mortos”, entre outras frases escritas em vermelho, em ambos os idiomas.

Fotos e imagens/vídeos:
Collectief Allerte France Brésil/MD-18 e Coletivo Ubunto

Com isso denunciamos a misoginia de quem ocupa a cadeira da presidência e, ao mesmo tempo, reforçamos nossa solidariedade às mulheres que poderão ser afetadas, caso o levantamento do veto seja apenas mais uma bravata e não se concretize.

Coletivo Alerta França Brasil/MD18

Ubuntu Audiovisual

https://fb.watch/8yz1aoINrZ/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »