Fibra Verde

Apresentamos FIBRA VERDE, programa focado na questão ambiental. Todo terceiro domingo do mês levamos ao público essa pauta, para ampliar o debate e chamar a atenção da comunidade internacional para a situação de desmonte das políticas ambientais do atual governo brasileiro (2021). A ideia é mostrar como o ecocida Bolsonaro atua na contramão dos chamados “objetivos do milênio” – os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aprovados pela ONU para 2030.

A série pretende dar visibilidade e apoio a todxs que atuam em defesa da vida e da preservação da natureza.


Fibra Verde #11

Programa 11: 17/07/2022
O programa FibraVerde #11 desse domingo abordará os caminhos da reconstrução nacional através da consolidação de  programas agroecológicos  construídos por movimentos populares urbanos, do campo e das florestas e através do apoio às candidaturas aos legislativos federal e estaduais de candidatos progressistas que defendem a pauta da agroecologia, da reforma agrária, do desenvolvimento da agricultura familiar, da segurança alimentar, dos direitos humanos da população indígena, quilombola, ribeirinha, e de seus defensores ambientalistas.

Programa 10: 19/06/2022
Neste domingo, 19 de junho, Rebeca R. Lang e Divaneide de Souza conversam com Flávio Torres sobre a campanha contra o licenciamento ambiental para que explorem uma mina na Serra do Curral, reserva natural de BH. Flávio Torres é Sociólogo, Mestre em Ciências Sociais / Gestão das Cidades – PUC Minas, Especialista em Gestão Ambiental IEC PUC Minas, Analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Ele atua também no Movimento Salve a Serra do Curral e Coletivo Alvorada, e foi assessor parlamentar na Câmara Municipal de Belo Horizonte entre 2015 e 2020.

Programa 09: 15/05/2022
Neste domingo, 15 de maio, no Programa Vozes de Fibra vamos bater um papo com representantes de grupos-coletivos/ movimentos de mulheres agricultoras de AL, MG e MS vencedoras do prêmio “Mulheres Rurais- Espanha Reconhece”, concedido pela Embaixada da Espanha no último dia 28 de abril. O objetivo do concurso foi dar destaque às experiências que incentivem a autonomia econômica das mulheres rurais.

Programa 08: 17/04/2022
Temas: – A organização e resistência das Mulheres Indígenas contra os avanços do Agronegócio no Estado do Mato Grosso: Ocupações e arrendamentos ilegais, pulverização área, ameaças aos territórios e a biodiversidade.

Programa 07: 20/02/2022
Nesse domingo, vamos entender o que distancia a Agroecologia do Agronegócio com Jakeline Pivato, da Campanha Permanente Contra os Agrotoxicos e Pela Vida e junto com o Observatório da Natureza do Levante das Mulheres Brasileiras e nosso convidado Chico Whitaker convidaremos vocês a se engajarem em duas campanhas que visam a organizar a resistência à política de destruição em curso sem mais tardar. Porque esperançar significa também ação, resistência e luta.

Programa 06: 16/01/2022
Neste domingo, o programa Vozes de Fibra recebeu representantes do povo Xavantes para uma conversa sobre a necessidade de se apoiar a cultura, a luta e resistência dos Xavantes contra o projeto anti-indígena conduzido e orquestrado pelo Governo Bolsonaro.

Programa 05: 19/12/2021
Lançado no começo de novembro 2021, o movimento chamado Aliança Reflorestar da Amazônia traz uma solução para reverter o desatre ambiental em curso promovendo ações de reflorestamento da Amazônia através da criação e manutenção de « agro-florestas ” para restaurar as àreas desmatadas. Para isso, a Aliança Reflorestar da Amazônia nos convida a todos, cidadãos do campo e da cidade, a nos unirmos em torno desse projeto que reùne organizações não-governamentais, associações indígenas, cooperativas de produtores, e empresas, participando, apoiando e compartilhando esse trabalho incrìvel que nos inspira a esperançar e agir para « replantar a floresta ».os

Programa 04 21/11/2021
Nesta última etapa, chegamos à Foz do Rio São Francisco, no Estado de Alagoas, onde o rio se encontra com o mar… Porém, é justamente no mar que ronda o pesadelo do equivocado licenciamento ambiental que permitirá a exploração petrolífera pela empresa estrangeira EXXON MOBIL na Foz do Velho Chico… Denunciamos também as consequências da “crise hídrica” imposta à população ribeirinha, progressivamente obrigada a sobreviver com escassez de água, numa região onde esse recurso natural é abundante. A Usina Hidrelétrica da Barragem do Xingó racionaliza a água provocando escassez para a população e privilegiando o agronegócio.

Programa 03: 17/10/2021
“O Velho Chico vive e resiste III (sub-médio São Francisco)”, neste programa as pessoas convidadas falarão sobre as duas principais ameaças que atingem as comunidades locais da região do sub-médio São Francisco: o agronegócio e a retomada da construção da Usina Nuclear Itacuruba (PE). A região chamada de sub-médio São Francisco abrange desde o município de Remanso, às margens do lago de Sobradinho, até a usina de Paulo Afonso, na Bahia. A região integra 25 municípios da Bahia e 59 municípios de Pernambuco.

Programa 02: 19/09/2021
Nessa segunda etapa da série “Velho Chico Vive e resiste – parte II” | (Médio São Francisco), os convidados falarão sobre as dificuldades que atingem as comunidades locais que vivem e resistem tradicionalemente em harmonia com os biomas da região, a caatinga e o cerrado. O “Médio” é a maior região geográfica da bacia do rio São Francisco, e abrange desde o norte de Minas até a barragem de Sobradinho, e desde o Espigão Mestre de Goiás até a Serra Geral, portanto um território extenso e com muitas riquezas. Diante de toda a biodiversidade de bens da natureza, minérios, flora, fauna, água, topografia plana… o que atrai muitos interesses do capital para esta região, tais como mineradoras, agronegócio, barragens, ferrovia, perímetros irrigados, parques eólicos e solares.

Programa 01: 18/08/2021
Para o encontro inaugural de FIBRA VERDE, convidamos a equipe do “Observatório da Natureza”, eixo de atividade do Levante das Mulheres Brasileir as, que denuncia a expansão gananciosa do agro-hidronegócio. Um avanço que ameaça a sobrevivência de nada menos do que a Bacia do rio São Francisco, o Velho Chico, chamado também de “rio da integração nacional” por seu papel de elo de ligação entre o Nordeste, o Sudeste e o Centro Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »