Novo Ministro da Justiça? Formado na Espanha? Doutor em Estudos sobre… Corrupção Institucional?!

20.12.2021

Por Flávio Carvalho, para o site da Fibra.

@1flaviocarvalho @quixotemacunaima

“Brasil. Mostra a tua cara. Quero ver quem paga pra gente ficar assim” (Cazuza).

Conheci aqui na Espanha, quando ele estudava na USAL (Universidade de Salamanca), o substituto do juiz-exministro-golpista-moro, André Mendonça. Não acredito em coincidências. Sou dos que acham que as coisas acontecem quando devem acontecer. Moro estava onde estava e sabia onde estava. E estava lá por tudo isso. André está onde está, agora no STF, sabendo – também – muito bem onde pisa. É a nova cara verdadeira do atual fascismo brasileiro.

Quando todo o mundo olha pro Ministério da Saúde (o do genocídio institucionalizado, o “braço armado” da sindemia), sob a primazia do Ministério da Economia (o do extermínio institucionalizado da população mais pobre, na sindemia), o mais recente golpe bolsonarista, em cima dos “distraídos” recaiu exatamente sobre o Ministério da Justiça.

Naquele momento (anos atrás), aqui na Espanha, tive o prazer em conhecê-lo, o estudante de pós-graduação André Luiz de Almeida Mendonça. Estudava, com profundidade e rigor científico, o fenômeno da corrupção institucional no Brasil, em análises comparativas com outros países. Aprendeu direitinho.

Trabalhava em grupo. E publicava artigos excelentes (em minha opinião) em coautoria. Na época, perguntei a dois coautores o que achavam de sua nomeação. Evidentemente, preferem nem falar…

Agora, para meu desprazer e em prazeroso benefício próprio, o Dr. André jogou na lata do lixo (a da História, aquela que não perdoa), anos e anos de academicismo sujo. Vendeu-se por sabe-se lá qual preço (por um cargo no Supremo Tribunal Federal?). Um dia virá outro pós-graduando em Salamanca e estudará o preço pelo qual se vendeu. Assim caminha a humanidade. Vendeu-se ao pior genocida (entrará para o grupo ao qual a História, aquela, não perdoa) da história recente do nosso amado país.

Na sindemia do corona-vírus, entre todos os países, só perdemos pros Estados Unidos.

No seu primeiro depoimento, o Doutor em Estudos da Corrupção, o novo Ministro da Justiça, tentou desmentir o chefe corrupto: afirma não ter sido nomeado por ser “terrivelmente evangélico” e sim por ser um “simples técnico”.

Não é ironia usar o santo nome para beneficiar-se do dinheiro dos vendilhões dos templos. É propósito mesmo. São eles, acima de tudo.

Deu de cara com quem, o Doutor André? Com Paulo Freire, aquele que Bolsonaro odeia: “Nem mesmo a técnica possui um simples aspecto neutro; tudo é política”, dizia Freire. Não confundir com politicagem, onde o novo ministro acabou de se meter – na lama que mais fede hoje, no Brasil. No pior lugar, no pior momento.

Definitivamente, há coisas que a vida ensina mais que a academia.

O novo Ministro é maior de idade, estudou muito, e sabe muito bem a quem está servindo.

Quando milhões de brasileiros estão nas suas casas, refletindo sobre a melhor ou pior forma de pedir desculpas por haver votado ou apoiado este presidente genocida, Dr. André persiste no erro. Vai na contramão da História (aquela, de novo).

A primeira-dama delira de prazer. E não se contém nem diante das câmeras de TV.

Pra quem quiser copiar as próprias palavras do “jovem Ministro” (o “terrivelmente evangélico”), de quando o conheci, fazendo mestrado e doutorado em Salamanca, recomendo buscar na Internet os seus textos – tomando antes algum remédio contra acidez no estômago. Tenho a sensação de que vamos precisar citar suas próprias palavras, com frequência, daqui pra frente.

Se esse governo não cair, sem mais demora. Que é o que sinceramente não esperarei: lutarei para que isso aconteça, urgente.

Foto: Thiago Prudêncio / Fibra.

Meu feliz ano novo é hoje.

À luta, Brasil. O inferno não são somente “os outros”. No nosso país o mal atual tem nome. E sabemos muito bem onde ele se encontra. Por enquanto…

Aquele abraço.

Este texto está dedicado, a memória do meu amigo Genival, Cazuza (o de Olinda, falecido no dia que comecei a escrevê-lo). Com ele lutamos contra as corrupções. Por ele seguiremos lutando.

Abaixo, os textos do desgraçado. Não percam muito tempo. Não merece. Leia Lispector. Muito melhor.

  1. La gestión de la información y la recuperación de activos procedentes de la corrupción;
  2. LOS CRITERIOS PARA LA MENSURACIÓN DEL VALOR DEL ENRIQUECIMIENTO ILÍCITO Y PERJUICIOS CAUSADOS POR ACTOS CORRUPTOS CRITERIA TO MEASURE ThE AMOUNT Of ThE ILLICIT ENRIChMENT AND LOSSES CAUSED bY CORRUPT ACTS;
  3. El principio de validez de la prueba en casos de corrupción;
  4. Negociación en casos de corrupción: fundamentos teóricos y prácticos
  5.  

Flávio Carvalho, sociólogo. Barcelona

Abril de 2020; atualizado em dezembro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »