Sindicatos Alemães solidários com a Luta Brasileira

Por Namir Martins, para o site da Fibra.

Frankfurt, 24 de fevereiro de 2022

Um encontro muito importante ocorreu hoje, dia 24 de fevereiro, na sede do Sindicato da Educação e Ciência (GEW) em Frankfurt. Integrantes do Grupo de Trabalho “Solidariedade com os sindicatos brasileiros” de Mannheim, ligados ao Sindicato Central Alemão e do grupo de trabalho sobre Assuntos Internacionais da GEW-Hessen reuniram-se para debater, discutir e analisar a atual situação do Brasil em tempos do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro.

A convite dos grupos de trabalhos, participei como integrante do Grupo dos Sindicalistas de Mannheim e do Coletivo Desmascarando o Bolsonaro Já! abrindo o encontro e expondo o tema “2022, o ano de eleição para presidente do Brasil!”.

“Como poderemos atuar juntos nesse ano eleitoral?”, foi a pergunta colocada para discussão aos participantes do encontro. Uma sugestão bastante apreciada foi de que os professores tratem esse tema nas suas aulas. No evento ficou acertada a preparação de um artigo sobre o Brasil, que deverá ser publicado no jornal do Sindicato da Educação e Ciência. Além disso, serão produzidos flyers cujo conteúdo deverá ilustrar temas importantes da vida brasileira como: saúde, educação, Amazônia e outros, para ampla divulgação dentre os cidadãos na Alemanha. Com essas ações, pretende-se informar e sensibilizar a população alemã para a trágica situação em que o Brasil se encontra e o quanto esse ano eleitoral é importante para o futuro do país.

Os Sindicalistas de Mannheim informaram que no próximo 1o. de maio – Dia do Trabalho, será lançada a revista “Brasil atual 2022”. Esta revista tem o apoio financeiro do Sindicato Central Alemão e contará com grande divulgação. Espera-se com isso, aumentar ainda mais os leitores interessados sobre os temas brasileiros.

Outros pontos importantes da pauta foram a elaboração do Manifesto contra Bolsonaro e as ações para o Dia Internacional da Mulher (8M), quando se espera ocupar as ruas em Frankfurt com Ato Bolsonaro Nunca Mais, em solidariedade aos atos e manifestações planejados pelos movimentos sociais no Brasil.

Os sindicalistas estão informados sobre a vinda do ex-juiz parcial Sérgio Moro à cidade de Hamburgo na Alemanha, momento em que trocaram ideias sobre como poderão demonstrar solidariedade com a resistência brasileira e atuar de maneira ativa. Todos se mostraram decididos a apoiar os brasileiros em uma ação contra Moro, cuja mobilização deverá envolver: contato com a imprensa, abaixo assinado, carta repúdio a ser enviada aos organizadores do evento, dentre outras. Foi aprovada uma rodada de palestras e seminários sobre o assunto como forma de mobilização de sua parte.

Os sindicalistas da área de educação afirmaram que vêm apoiando a luta das forças progressistas no Brasil desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Uma representante dos sindicalistas de Mannheim foi convidada a realizar uma palestra na GEW. Essa mesma sindicalista contou sobre a participação do Grupo de Mannheim no último “Friday for Future”. O tema “Qual o papel de Bolsonaro na destruição da Amazonia?” deverá nortear a próxima demonstração de nosso Coletivo quando formos juntos às ruas de Mannheim, já que que é muito importante para a militância brasileira na Alemanha, que os jovens sejam informados sobre as atrocidades que ocorrem no Brasil, particularmente em relação à Amazônia.

No encerramento, todos os sindicalistas presentes prestaram sua solidariedade à resistência brasileira no exterior e confirmaram seu apoio à luta contra o fascismo, pela democracia e o Estado de Direito no Brasil. 

Namir Martins é membra da Fibra e do Coletivo Desmascarando o Bolsonaro Já! , na Alemanha.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »