Dep. Federal José Medeiros agride mulheres ativistas em evento para mulheres no Consulado de Nova York.

Divulgação do Coletivo Defend Democracy in Brazil/DDB – Nova York, para o site da Fibra

Nova York, 18 de março de 2022.

Na inauguração do Espaço da Mulher Brasileira junto ao consulado brasileiro em Nova York, Consulado-Geral do Brasil em Nova York/Consulate General of Brazil in NYC, mulheres ativistas interferiram na participação da convidada principal, a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves, que veio inaugurar o espaço.

Com uma faixa escrita “Damares Mente” e dizeres como “a ganhadora da Medalha do Genocídio Indígena”, duas mulheres se colocaram à frente do público presente, e receberam o apoio de muitas. “Você não nos representa, nos envergonha!” e “Ministra da Violação aos Direitos Humanos”, eram outras frases que diziam ao se retirarem voluntariamente do evento. Antes, porém, se colocaram no fundo da sala com a faixa , apresentando-a pacificamente e um homem, logo identificado como o deputado federal José Medeiros do Mato Grosso, que estava ao lado da Ministra, se apressou até o fundo da sala, e tentou arrancar com muita força a faixa das ativistas. Uma delas tentou segurá-la , e ele forçando, acabou arrastando-a até a porta, até que ele entrou numa sala levando a faixa. A ativista falou que ele estava violando a propriedade dela, conhecendo a lei nos Estados Unidos.

Apesar da assessoria dele tentar negar a presença dele em NY, as fotos ao lado da Ministra e se direcionando às ativistas, confirmaram sua presença. Ainda assim, sua assessoria tentou negar agressão, apesar das diversas testemunhas.

Foto: Divulgação, via DDB – Nova York. Deputado Jose Medeiros (deputado federal/Mato Grosso)

Do lado de fora , as mulheres lamentaram: “a criação de um espaço como esse é muito importante para a mulher brasileira em Nova York, principalmente às vítimas de violência doméstica; extremamente lamentável que seja inaugurado com a presença de uma ministra que minta tanto e desrespeite mulheres de todas as raças e etnias, não respeite a diversidade, e ainda ouse querer se eleger Senadora.

A atitude do deputado Jose Medeiros foi muito pior no entanto, pois sua agressão contradisse o que todos os discursos anteriores tentaram proteger: as mulheres contra homens que usam da força bruta.

Agribusiness, Anti-fascism, Antiracist, Direct Action, Brazil, Indigenous, State Violence, Women, USA, Activists

Mais sobre este evento acompanhe nas mídias do DDB/NY.
Facebook: @defenddemocracyinbrazil 
Twitter: @BrazilDemocracy
Site: DDB/NY

Outras Mídias repercutiram o acontecido:

Mídia NInja; Gazeta Digital (MT); Brasil247, dentre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »