Mutirão Esperançar: o gol de placa da militância internacional!

Por Ana Isa v Dijk, para o site da Fibra

Brugges, 7 de maio de 2022.

O 4 de maio chegou e coroou o esforço coletivo empreendido pela militância internacional com o projeto Mutirão Esperançar. Os resultados preliminares apontados em entrevista pelo ministro Fachin (TSE) são surpreendentes. A começar pelo recorde de quase dois milhões de atendimentos feitos no dia do encerramento do prazo. Além disso, e particularmente o que nos diz respeito, ainda de acordo com publicação do jornal da CNN foi registrado um aumento de 20% do eleitorado no exterior (com relação a 2018), passando de 500 mil a mais de 600 mil pessoas aptas a votar em outubro deste ano!

Por fontes não oficiais soubemos de um funcionário consular em Amsterdam que o registro de eleitores na Holanda apontou um aumento da ordem de 70%!!! Isto é sem dúvida nenhuma também fruto do esforço da FIBRA, seus coletivos e membros independentes, ao internacionalizar a campanha pelo voto, em curso no Brasil! Em janeiro deste ano decidimos em reunião geral que iríamos à luta pelo voto progressista no exterior. Aqui fora, a votação para presidente sempre rendeu mais votos à direita. Em 2018, algumas cidades pelo mundo deixaram clara a escolha com números assustadores: Tel Aviv registrou 77% de votos na extrema-direita, Tóquio colaborou com a incrível taxa de 89% de votos ao candidato fascista e Miami, coração do bolsonarismo no exterior, ultrapassou os 91%!!! Além disso era sabido também que do universo votante no extrangeiro, sequer passávamos dos 10% aptos a votar. Os números eram enfáticos e apontavam o caminho a seguir. Entendemos que fazia parte das lutas da resistência aderir à campanha do TSE, e que precisávamos sair em busca dos eleitores e eleitoras inabilitados, ou os recém chegados à idade da voz e do voto: os jovens!

Politizar a campanha pela transferência do título de eleitor, em busca dos progressistas era fundamental, e assim fizemos. O Coletivo Amsterdam lançou a ideia de um mutirão e a Fibra topou: nascia assim, com muito entusiasmo, O Mutirão Esperançar!

Criamos vídeos explicativos com perguntas e respostas, fomos às ruas de forma coordenada em vários momentos, orientando e eventualmente oferecendo ajuda digital às pessoas que, sem acesso ou compreensão, se viam diante das barreiras que desestimulam na prática uma legião de excluídos digitais.

O ambiente do Twitter foi grande parceiro nesta jornada, ali nos aliamos aos inúmeros influencers e figuras públicas do show-biz brasileiro, que também se empenharam na busca de eleitores progressistas e jovens a caminho de seu primeiro título.

O Canal da Fibra no youtube promoveu lives e programas específicos orientando o passo-a-passo, bem como recepcionando militantes jovens em entrevistas exclusivas no Programa Vire à Esquerda.

Na reta final da campanha, muitas foram as frentes que buscamos para ampliar o efeito do mutirão. Dois exemplos fantásticos de apoio a nossa causa foram os vídeos gravados pela atriz brasileira Maeve Jinkings, cuja família tem uma história exemplar de compromisso com ideiais revolucionários e da luta anticapitalista, bem como pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSol) cuja mensagem otimista pontuou a necessidade atual de lutarmos juntos por cada voto para eleger um governante que nos liberte do obscurantismo e permita construir outro futuro para todos e todas.

O Esperançar deu trabalho e envolveu uma infinidade de pessoas, nos mais diversos países – a marca registrada da Fibra.

Hoje foi um dia histórico em que todos nós que sonhamos em ser felizes de novo assistimos o lançamento da pré-cadidatura de Lula ao posto máximo do Brasil. Foi lindo, contagiante, necessário. Momento de sentir mais e temer menos, de emoção engasgada, com a tristeza dando espaço à esperança, e ao sonho que todos queremos sonhar. Sabemos que há muita luta pela frente, e dela participamos há 6 anos sem a ilusão de que pudera ser fácil, mas com a certeza de que o esforço voluntário nos presenteia muitas vezes com o orgulho que dá no peito, ao ver o esforço teimoso, algumas vezes quase solitário ser recompensado com pequenas vitórias, como essa do Mutirão Esperançar e cada um dos requerimentos que inspiramos ou ajudamos a registrar e hoje parte das estatísticas do TSE.

Sem receio, concluo minhas reflexões na primeira do plural. Seguimos atrás da estrela que já mostrou ser capaz de nos devolver o fôlego, de recompor as incertezas das lutas e nos deixar sorrir como sorriem os justos ao início de cada dia.

No discurso de hoje, emocionado e vibrante, ouvimos de Lula que “sem uma causa a vida perde o sentido”, nada mais verdadeiro para todos e todas que abraçam o ativismo em troca de escrever História e fazer parte dela! E é essa causa que tem nos dado sentido apesar do cansaço, vivendo longe de nossos amados, enfrentando as limitações impostas aos imigrantes. Causa, que apesar dos desafios, nos faz acreditar que lutar vale todas as penas.

Deixo um abraço com gratidão à participação coletiva de todos e todas que compõem a Frente Internacional e a nossos parceiros e parceiras de caminhada.

Agora o foco é Lula 2022, com apoio robusto à aliança histórica “Vamos juntos pelo Brasil”.


Ana Isa v Dijk é membra da Fibra e do Coletivo Amsterdam pela Democracia, na Holanda.

Nota: Os textos, citações, e opiniões são fornecidos pela autora, sendo de sua exclusiva responsabilidade, e podem não expressar – no todo ou em parte, a opinião dos Coletivos da Fibra.

3 thoughts on “Mutirão Esperançar: o gol de placa da militância internacional!

  1. Parabéns a vcs Ana Isa, Márcia, Emerson, Rebeca e todos da FIBRA que desenvolveram e participaram desse projeto. Que a semeadura dê colheita de excelente qualidade em outubro.

  2. Querida Ana Isa, obrigada pelo teu belo texto! Agora, vamos a luta, vamos conscientizar, debater, informar…como disse Lula, mostrar que “nunca foi tão fácil escolher!”
    Conte comigo. Abraços, namir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »