Em memória de Alau

Espaço destinado a honrar a memória de nosso amigo e companheiro Edgard Antunes Dias Batista, ou Alau, como gostava de ser identificado nas redes sociais.

Edgard é por nós considerado o primeiro articulador entre os Coletivos e grupos que em 2016 íam surgindo nas redes sociais com o propósito de denunciar e lutar contra o impeachment de Dilma Rosseff. Seu trabalho cuidadoso de contactar cada pessoa e estimular que estas também contactassem outras para conversar e unir forças, foi dando forma a uma interação única e inédita (à época) à luta política e ao ativismo brasileiro no exterior. Surgia assim uma rede de brasileiros e brasileiras, que viria a ser chamada posteriormente de FIBRA – acrônimo idealizado por Edgard.

As ações e eventos protagonizados nestes 7 anos da FIBRA são hoje história da política nacional, a qual confunde-se com a deste companheiro solar, criativo, inovador e com uma energia voltada a mover pessoas e o mundo a sua volta.


Visite as redes sociais:

Página pessoal no Facebook | Página do BRASSAR |

Deixamos aqui alguns registros e links para honrar sua passagem por nós e convidamos você a deixar neste blog (mais abaixo) uma mensagem sobre/para o Alau.

Mensagem da amiga e companheira de lutas Márcia Nunes

“Edgard era ao mesmo tempo o coração e a cabeça da militância internacional. Vai fazer muita falta. Na verdade, já está fazendo. ❤️‍🩹 @edgar “Alau”, em nome da militância internacional, obrigada por tudo. Sem você a resistência internacional não seria a mesma.
Que você esteja e fique bem. Onde quer que você se encontre.” 🙏🏾
Márcia Nunes
(Coletivo Amsterdam pela Democracia/Holanda)

Mensagem de Flávia Costa

Edgar,
Eu não te conheci, mas conheço tua obra.
Eu não tive o privilégio de trocar palavras com você, mas tenho a honra de compartilhar tuas ideias. Eu nunca pude te dar um abraço, mas sinto a força dos teus punhos de luta. Eu não pude ecoar a minha voz junto à tua, mas sinto orgulho de levantar tuas bandeiras.
Obrigada por criar laços tão grandes, que mesmo aqueles que não partilharam a tua existência, possam levar adiante o teu legado.
Obrigada por nos fazer pessoas de FIBRA.
Flavia Costa (membra da Fibra em Palma de Maiorca/Barcelona)

Canção composta pela companheira Namir Martins (Coletivo Democracia Resiste), em homenagem ao Edgar.
Março de 2023 / Kassel (Alemanha)

Vídeo realizado pela equipe de produção do canal do youtube da FIBRA, para o Programa Vozes de Fibra: Luta e Luto. O Substantivo, o Verbo e a FIBRA


Registre sua mensagem: AQUI

Translate »