Stop EU-Mercosul

Série de programas, entrevistas, manifestações ativistas e ações parlamentares feitas por coletivos, membros independentes e parceiros da Fibra discutindo aspectos importantes sobre o acordo de livre comércio entre a União Européia e o bloco Mercosul.


12/09/2021 – Programa Vozes de Fibra: A Luta contra o Acordo UE-Mercosul

O Vozes de Fibra deste domingo, voltou às discussões sobre o acordo UE-Mercosul. Neste programa, Rebeca R. Lang do Collectief Allerte France Brésil/MD18, conversa com Maria Dantas – brasileira e deputada no congresso espanhol pelo partido Esquerda Republicano da Catalunha; Leila Chaibi eurodeputada francesa da Délégation Insoumise au PE; Jaime Amorim, da direção nacional do MST e Marcelo Zero, sociólogo e acessor da bancada do PT no senado federal.

23/05/2021 – Programa Vozes de Fibra: Stop Acordo União Europeia Mercosul

O Vozes de Fibra deste domingo, encerra a Semana da Campanha Informativa sobre o acordo UE-Mercosul trazendo o debate sobre os impactos do acordo no campo.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, é o principal responsável pela agricultura familiar e o principal produtor agrícola para o consumo interno no país. Os trabalhadores do campo sofrerão impactos negativos significativos com a ratificação do Acordo UE-Mercosul, uma vez que seus produtos perderão competitividade no mercado nacional e não serão os produtos agrícolas exportados.

22/05/2021 – Boletim: Stop Acordo União Europeia Mercosul

O que as Privatizações dos Serviços Públicos têm a ver com o Acordo UE Mercosul?
O acordo UE-Mercosul anunciado pelo governo Bolsonaro como sendo um grande avanço nas relações comerciais entre as partes envolvidas é bom ou ruim para o Brasil e os países do Mercosul?
O Comitê de luta contra as privatizações e a FIBRA Frente Internacional brasileira lançam à partir de hoje o debate sobre a luta internacionalista contra a ratificação do acordo União Europeia Mercosul.

21/05/2021 – Boletim: STOP Acordo União Europeia – Mercosul

O acordo UE-Mercosul anunciado pelo governo Bolsonaro como sendo um grande avanço nas relações comerciais entre as partes envolvidas é bom ou ruim para o Brasil e os países do Mercosul?

20/05/2021 – Boletim: STOP Acordo União Europeia – Mercosul

O acordo UE-Mercosul anunciado pelo governo Bolsonaro como sendo um grande avanço nas relações comerciais entre as partes envolvidas é bom ou ruim para o Brasil e os países do Mercosul?
Nessa quinta-feira, 20/05 às 14h de Brasília, estaremos juntamente com as mais de 450 organizações da sociedade civil europeia stopeumercosur.org, ecoando as diversas mobilizações programadas ao longo do dia quando o Conselho de Ministros estará se reunindo em Bruxelas para discutir sobre o acordo UEMercosul.

19/05/2021 – Boletim: STOP Acordo União Europeia – Mercosul

O acordo UE-Mercosul anunciado pelo governo Bolsonaro como sendo um grande avanço nas relações comerciais entre as partes envolvidas é bom ou ruim para o Brasil e os países do Mercosul? Nessa quarta-feira, 19/05 às 13h de Brasília, continuamos a série de entrevistas sobre as consequências que o acordo pode trazer ao Brasil, conversando com Lùcia Ortiz, geóloga mestre em geociências e atual presidenta da Amigos da Terra Brasil, organização nacional que integra a Federação Friends of the Earth International falando sobre a luta da Frente de organizações da sociedade civil brasileira contra o acordo Mercosul-UE que também participa da campanha da Coalizão Transatlântica

18/05/2021 – Boletim: Acordo União Européia Mercosul – Por que não ratificar?

O acordo UE-Mercosul anunciado pelo governo Bolsonaro como sendo um grande avanço nas relações comerciais entre as partes envolvidas é bom ou ruim para o Brasil e os países do Mercosul? Dando seguimento a Campanha Informativa sobre o Acordo União Europeia Mercosul, exibimos uma série de materiais que mostram as ações realizadas por diversas entidades que lutam pela preservação da Natureza, dos Povos Originários e da independência econômica dos países.

17/05/2021 – Boletim: Stop Acordo União Européia-Mercosul

O acordo UE-Mercosul anunciado pelo governo Bolsonaro como sendo um grande avanço nas relações comerciais entre as partes envolvidas é bom ou ruim para o Brasil e os países do Mercosul? Nessa segunda, às 13h de Brasília, continuamos a série de entrevistas sobre as consequências que o acordo pode trazer ao Brasil, conversando com Kretã Kaingang, da coordenação executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Liderança da Terra indígena Tupã Nhe’e Kretã e Assessor político da Arpinsul, falando dos impactos socioambientais nos povos originários e nos biomas brasileiros.

16/05/2021 – Programa Vozes de Fibra: Apoio internacional contra o Acordo UE-Mercosur

Traremos para o debate desse domingo 16/05 Cleire Sambo, do Coletivo Desmascarando (Alemanha) e do Partido Verde alemão Bündnis 90/DIE GRÜNEN, que recentemente entrevistou personalidades alemãs muito importantes na luta pela não ratificação do acordo UE-Mercosul. Cleire Sambo irá conversar conosco sobre essas entrevistas com as convidadas: Sra. BERIT THOMSEN, assessora para assuntos internacionais da ABL – Confederação das associações de agricultores familiares e da economia rural – na Alemanha, Conselheira de assuntos internacionais do mercado agrícola e agropecuário, representante da Confederação Via Campesina na Europa. Sra. ANNA CAVAZZINI, euro-deputada pelo Partido Verde Die Grünen, é cientista política, nascida em Schlüchtern (Alemanha, em 1982).

12/05/2021 – Programa Entre-Fibra: Cleire Sambo entrevista BERIT THOMSEN (em alemão)

Cleire Sambo von “Coletivo Desmascarando”/BRD und der Partei Bündnis 90/DIE GRÜNEN interviewt die ABL Referentin für internationale Agrarpolitik, BERIT THOMSEN, auch Mitglied der internationalen Agrar Organisation Via Campesina in Europa.

09/05/2021 – Programa Vozes de Fibra: Pressão internacional contra o Acordo UE-Mercosur

Ao retornar do seu primeiro G20 em Osaka em junho 2019 o recém eleito Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou em grandes pompas que o seu governo havia assinado a reabertura das negociações para a ratificação do acordo de livre comércio entre a União Européia e os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Esse anúncio despertou a atenção da militância internacional residente na Europa por sabermos de antemão que tal acordo não traria reais benefícios ao povo brasileiro. O acordo UE-Mercosul não foi assinado em 20 anos de negociações nem pelo governo néoliberal do FHC, nem pelos governos progressistas de Lula e Dilma Rousseff. Por que o acordo não foi ratificado até agora? Afinal, o acordo UE-Mercosul anunciado pelo governo Bolsonaro como sendo um grande avanço nas relações comerciais entre as partes envolvidas é bom ou ruim para o Brasil e os paìses do Mercosul ?

29/04/2021 – Programa Entre-Fibra: Cleire Sambo entrevista a euro-deputada Anna Cavazzini (em alemão)

Cleire Sambo do Coletivo Desmascarando (Alemanha), entrevista a euro-deputada pelo Partido Verde Die Grünen, Anna Cavazzini. Anna é cientista política, nascida em Schlüchtern (Alemanha, em 1982). Eleita deputada no Parlamento Europeu pelo Partido Bündnis 90/Die Grünen. Função parlamentar: Presidente da Comissão Mercado Interno Europeu e Proteção ao Consumidor; e Membro Suplente na Comissão de Comércio Internacional da União Europeia. Como integrante da Comissão no Parlamento Europeu defende o Comércio Internacional global justo, com igualdade de condições para os países membros.

13/04/2021 – Programa extraordinário com parceria da Fibra: Webinar Europa e América do Sul. Que Futuro?

O Acordo UE-Mercosul em agenda com a presença de deputados do Bloco de Esquerda (BE), do Partido Comunista Português (PCP), do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) e da deputada não-inscrita Cristina Rodrigues. O Acordo UE – Mercosul será, se aprovado, o maior tratado comercial de sempre na União Europeia. Vai ter implicações nos salários, no emprego, no clima, na biodiversidade, nos direitos humanos, no bem-estar animal, na saúde pública, na Democracia, entre muitos outros impactos com necessidade urgente de discussão pública. Este é um tratado de livre comércio que, depois de mais de 20 anos de negociações, foi assinado em Julho de 2019, o seu conteúdo só foi parcialmente partilhado e em linhas gerais poderíamos afirmar que este acordo pretende trocar “CARROS POR COMIDA”. Portugal ocupa a Presidência do Conselho da União Europeia, pelo que o nosso governo vai ter um papel crucial na ratificação ou rejeição deste acordo.

01/04/2021 – Programa extraordinário: Acuerdo UE-Mercosur. Por qué NO ratificar.

Desde hace algunos años, se está debatiendo un acuerdo de libre comercio entre los países que componen los bloques de la Unión Europea y del Mercosur, el ACUERDO UE-MERCOSUR. Entre las consecuencias que este acuerdo puede acarrear están las crisis socioambientales, impactando en los recursos hídricos del planeta, el inevitable aumento de la deforestación y de los incendios criminales, que avanzan en tierras indígenas y quilombolas; la disminución de las actividades industriales de los países que componen el Mercosur, los cuales se transformarán de nuevo en colonias, exportadoras de productos agrícolas y ganaderos e importadoras de productos industrializados; el aumento del uso de pesticidas prohibidos en diversos países europeos y que pone en riesgo la seguridad alimentaria de la población. A quiénes les interesa este acuerdo? Quién gana y quién pierde?
Para contestar a estas preguntas, contaremos con la presencia de expertos en el tema, que representan a algunos de los principales países involucrados en dicho acuerdo.

21/02/2021 – Vozes de Fibra: Acuerdo UE-MMilitância internacional exige: #NenhumAcordoMaisComBolsonaro

De que forma a União Europeia, USA e outros Estados nacionais haverão de explicar a seus cidadãos tal cumplicidade e parceria, fruto de acordos firmados com o genocida/ecocida da hora? A live vem lançar esta pergunta e trazer o desafio de nos construirmos como militância internacionalista determinada a interferir no curso dessa narrativa sombria, de nos tornarmos sujeitos da História, conclamando os governos do mundo a posicionarem-se de forma clara e firme em defesa da democracia e do povo brasileiro.

08/11/2021 – Programa Vozes de Fibra: A quem serve o acordo Mercosul – UE? (e porque ser contra sua ratificação)

O Coletivo Amsterdã contra o Golpe e pela Democracia no Brasil convida, neste domingo dia 08/11, para um debate sobre o Acordo Mercosul – União Europeia. A deputada Maria Dantas, o economista Dr. Pedro Barros e o ativista José Leite se encontram para discutir o atual estado do acordo, suas implicações para as economias brasileira e europeia, e as contradições que esse acordo enseja em termos de proteção aos direitos humanos e respeito ao meio ambiente.

27/09/2021 – Programa Vozes de Fibra: ACORDO MERCOSUL-UE – Vantagens e desvantagens para o Brasil

ONGs, partidos políticos e instituições da Igreja protestam e manifestam-se contra o Acordo Mercosul-UE, enquanto Jair Bolsonaro e seus ministros tentam negar as atuais queimadas na floresta amazônica, no cerrado e no pantanal, implícitos para a aceitação deste acordo.
Para debater o impacto do Acordo Mercosul-UE sobre os trabalhadores brasileiros e alemães, a agricultura e a indústria brasileiras e a seguridade social, convidamos Débora Nunes (MST – Alagoas), Jaime Amorim (MST/Via Campesina) e Cleire Sambo (Munique).

Translate »