Flávia Costa
Aconteceu neste sábado, 28 de novembro, em Barcelona, o ato antirracista exigindo justiça pelo assasinato covarde de João Alberto, numa das lojas da rede de supermercados Carrefour, em Porto Alegre-RS, no último dia 19 de novembro.
Convocado pelos coletivos MUJERES BRASILEÑAS CONTRA EL FASCISMO e a COALIZÃO NEGRA POR DIREITOS, o ato ocorreu no Carrefour de Las Ramblas, no centro da capital catalã. Mesmo sob chuva, a manifestação contou com a presença de ativistas pelos direitos humanos de diferentes países e também da deputada do Parlamento Espanhol pelo Partido Izquierda Unida, Maria Dantas.
O grupo realizou várias intervenções na frente do estabelecimento, falando da forma brutal como Beto foi morto, do processo de extermínio do povo preto, do racismo estrutural, da irresponsabilidade e omissão do governo fascista de Bolsonaro, além de lembrar Marielle Franco e tantas outras vítimas.
Após as intervenções externas, os ativistas se dirigiram de forma pacífica e impactante para o interior da loja, ecoando sérias críticas à campanha da rede, que em tom de deboche, lançou o slogan “Menos blá blá blá e mais black friday”, duramente criticado e rebatido pelxs ativistas. Depois de dar o recado por todos os corredores do supermercado, os ativistas deixaram a loja.
A manifestação teve a cobertura completa da FIBRA- Frente Internacional Brasileira, com a apresentação de Miriam Casas e Djé Macêdo, falando dos estúdios e com João Júnior transmitindo direto do ato. Veja as entrevistas concedidas pela Deputada Maria Dantas, e pelas ativistas Vicky, do coletivo Regularización Ya e Dai Sombra do Coletivo Mujeres Brasileñas contra el Fascismo.
No vídeo abaixo você pode ver imagens da manifestação e da discussão sobre o tema do racismo institucional no Brasil.