13 Não Regrinhas sobre como escrever Poemas no Dia Mundial da Poesia (21 de março)

De Flávio Carvalho, para o site da FIBRA.
Sociólogo, Escritor e Poeta (é o que dizem)
@1flaviocarvalho @amaconaima

Barcelona, 21 de março de 2023.

Para minha poeta preferida:

“Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta” (Cecília Meireles).

1. Poesia é a vida. O poema é a expressão. É forma. Vida é conteúdo. Um não existe sem o outro. São complementos perfeitos.

2. A rima nunca deve prender ou condicionar o poema. Pode ser suporte; jamais obrigação.Não existe poema preso. Não existe poesia que não esteja em liberdade.

3. Todo mundo é poeta, mesmo que não se considere. Até que treze pessoas, no mínimo, vêm e te consideram poeta, trazendo você pra si mesmo. Mas, jamais como uma imposição externa. Todos estão no pleno direito de negar-se a este título. Eu, se fosse você, aceitaria…

4. Poetisa não é diminuição de poeta. Entretanto, eu prefiro a palavra Poeta, para todo mundo. Mas é coisa minha, sempre em luta contra o patriarcado. Eu adoro a palavra Respeito.

5. Ao contrário do que dizem muitos manuais de escrita, eu recomendo sim, começar a definir-se como escritora ou escritor escrevendo poemas. Inicie-se, sim, pela poesia. Mas só se você quiser, evidentemente. O exercício poético dá mais forma à prosa (para mim, serviu-me melhor assim) do que vice-versa. Hoje em dia, em qualquer coisa que eu escrevo, me invade sempre a poesia.

6. Na minha nada modesta opinião, não é à toa que o Dia Mundial da Poesia coincide com o Dia Mundial contra a Discriminação Racial. Por isso, apesar de admirar como poetas maiores João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector (sim, Clarice é para mim uma imensa poeta), recomendo Elisa Lucinda, Carolina Maria de Jesus (sim, Carolina é para mim uma imensa poeta), Cátia de França, Dai Sombra Aisha, Nêga Lucas, Solano Trindade, Miró da Muribeca, França (das Olindas), Catulo da Paixão Cearense, Manuel de Barros, Chico César e Viviane Mosé, por quem me confesso absolutamente apaixonado.

7. Gilberto Gil é um Poeta Maior. Um exemplo claro de poeta absorvido pela expressão musical. E muitas canções, não somente dele, acabam “escondendo” poemas maravilhosos dentro delas. Porque a musicalidade é tão absorvente, tão expressiva em si, que as letras de músicas maravilhosas precisam ser ressignificadas quando declamadas, recitadas, pronunciadas mesmo sem o acompanhamento das notas musicais. É o que nos dedicamos a fazer, os que fazemos saraus, como eu. Todo poema escrito vira outra coisa, mais maravilhosa ainda, quando dito em voz alta. Prove. Desconheço pessoa que escreve poema para si mesma. Todo poema é de dentro para fora, depois de ressignificar vida, de fora para dentro. O vice-versa também cabe, aqui. Poemar é exercício de liberdade, jamais esqueça disso. Inclusive, esteja livre para não concordar com nada do que aqui está escrito.

8. “Sinto o canto da noite na boca do vento fazendo a dança das flores no meu pensamento.” “E Quando o verde dos teus olhos se espalhar na plantação.” São apenas dois exemplos dos considerados melhores versos da música popular brasileira. Tal como mencionado no item anterior. Poesia Pura. Ivone Lara, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

9. A metáfora é mãe de poemas. Mário Ruoppolo, o Carteiro de Neruda, a descreve (exemplarmente, perfeitamente!) perguntando ao poeta, na Itália. Depois disso, tudo ficou mais fácil para explicar o que é uma metáfora. Assista – pelo menos – esse trecho do filme (Il Postino – a metáfora). Jamais esquecerás.

10. Nunca tente entender um poema. Se não for para sentir (isso sim), nem se esforce em tentar entender. O poema engana o cérebro. Se esconde e fica guardado lá, no coração.

11. “O bom poema se começa a escrever do começo.” Não, é mentira! “Há que ter um final redondo.” Tampouco é verdade. “Pode ser desenvolvido a partir da metade exata.” Que bobagem! Poesia é das coisas mais sem regras de toda a nossa existência. A poesia é tão livre que até qualquer poeta pode desenvolver o seu próprio método de escrever poemas.

12. A poesia é a melhor amiga da filosofia.

13. O mundo está dividido em dois tipos de poetas: os que sabem recitar de memória e os que não. Eu me incluo entre os segundos. É frustração. Mas um dia eu chego lá. Eu acredito nas minhas plenas capacidades poéticas.

Acredite na sua, também.

Quantos caderninhos de poesia você já tem?

Aquele abraço.

Flávio Carvalho


Twitter e Instagram: @1flaviocarvalho
Facebook: @quixotemacunaima | @amaconaima

#maconaima #quixotemacunaima

Nota: Os textos, citações, e opiniões são fornecidos pelo autor, sendo de sua exclusiva responsabilidade, e podem não expressar – no todo ou em parte, a opinião dos Coletivos da Fibra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »