Devastação em Manaus
Por Silvana Harte
De repente, o Brasil explode com pessoas nas ruas das cidades e exige que o Ministro da Saúde saia. A crise do regime de Bolsonaro é profunda, pois de repente a soma astronômicas de infecção e morte aumentam e registram um impacto político das cidades para o campo.
Há uma longa história para o sistema de saúde estar em colapso; os hospitais nunca foram preparados e financiados, principalmente depois do Golpe sofrido pela presidenta Dilma Rousseff em 2016 e as vacinas não estão disponíveis. Dr. Achal Prabhala, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, resume os pontos contraditórios: ” O que está acontecendo no Brasil é a situação mais horrenda possível. Há muito tempo demoram a fazer uma intervenção e resistem às vacinas. O presidente tem sido incrivelmente prejudicial em tudo o que ele diz.
“É uma confusão inacreditável que as taxas de infecção estão subindo e as mortes estão aumentando. O Brasil é o pior país que soube lidar com a pandemia e realmente precisa ser chamado a atenção.
“Bolsonaro apoiu os EUA e um punhado de países ricos que se recusam à permitir que patentes sejam usadas pelos países em desenvolvimento. Mas agora, ele implorou à Índia para lhe dar alguns milhões de vacinas. O Brasil tem ficado em uma situação muito ruim; Bolsonaro juntou-se a um punhado de países ricos que se opunham à desregulamentação proposta pela Índia e pela SA na Organização Mundial do Comércio.”
“Apesar de não apoiar a Índia, Bolsonaro agora está apelando ao primeiro-ministro da Índia dizendo que seu fornecimento de vacinas ainda não começou e que ele precisa de alguns milhões de vacinas.
“Há uma batalha entre o Governo Federal e o Estado de São Paulo que é quem é responsável da administração da vacina Sinovac, uma vacina contra o coronavirus.”
“Enquanto isso, o Centro-Oeste está tentando trazer as vacinas da Índia para os estados menores da Região Norte e ao mesmo tempo tentando fazer acordos com a Rússia”, disse ele recentemente na BBC.
Ademais de Bolsonaro tenha feito mal internacionalmente, em escala nacional as coisas são desastrosas. Nacionalmente, o Brasil precisa entender e criar um comitê geral para lidar com o coronavírus. No entanto, desde o início da pandemia, o governo Bolsonaro não tem tentado conversar com nenhum dos governadores para que todos possam resolver a luta contra a pandemia de forma organizada.
Travando uma guerra contra os Estados
Antecipando o caos, os governadores do Nordeste e do estado de São Paulo (Sudeste) se organizaram e decidiram criar um comitê para tratar em conjunto e cuidar de todas as questões relacionadas ao coronavírus.
O Comitê Científico do Nordeste abrange os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. O estado de São Paulo não pertence à Região do Nordeste. No entanto, por diferentes razões, pertencem à comissão: o Rio Grande do Norte (Região Norte) a governadora é do Partido dos Trabalhadores (PT) e o estado de São Paulo é considerado o estado mais rico da federação e não poderia ficar de fora desse acordo.
Também não podemos esquecer que o estado de São Paulo, possui um centro de pesquisa biológica que produz diferentes tipos de vacinas, inclusive para o Covid-19. A criação do Comitê Nordeste foi necessária, devido ao comportamento infantil do presidente Bolsonaro em relação a pandemia.
Os governadores impuseram por um tempo um bloqueio local. Mas o presidente Bolsonaro sabotou todos os esforços dos governadores, inclusive, acusando-os de estar prejudicando a economia criando mais desemprego. Por fim, recusou-se a repassar dinheiro aos estados forçando-os a reabrir o comércio, pois com o comércio fechado os governadores e a única governadora, não teriam impostos cobrados do comércio, já que estariam fechados. Como resultado, eles não teriam dinheiro para pagar os servidores públicos.
O presidente Bolsonaro desde o início da pandemia a tratou como se fosse uma “gripizinha” e se “ele não pegasse nada lhe iria acontecer?” tratando a vida dos brasileiros com desanimo e despreocupação. Ele não tem pretensão de cuidar do seu povo.
O Comitê Científico do Nordeste se reuniu online sob a coordenação dos cientistas Miguel Nicolelis e Sergio Resende para tratar de medidas de enfrentamento da pandemia. Primeiro, foram criadas medidas preventivas para evitar o contágio do vírus como distanciamento social, uso de máscaras, uso de gel contínuo e lavar as mãos sempre que possível. Ficar em casa seria o ideal, mas muitas vezes é difícil porque muitas pessoas vivem em um quarto com vários membros da mesma família, tornando impossível manter o distanciamento necessário.
Segundo o Comitê Nordeste, a 3 de abril de 2020, eles propuseram diversas medidas para o acompanhamento do trabalho de orientação e articulação de ações de estados e municípios no combate à pandemia para localização dos focos da pandemia, a partir do conhecimento científico. Reafirmaram a importância do distanciamento social e medidas restritivas mais eficientes para combater a pandemia, sub-comitês (sob a orientação do Comitê Científico) foram criados com a intenção de convidar cientistas nacionais e internacionais para ajudar a combater a pandemia, para fazer um relatório para esclarecer a eficácia do uso de máscaras caseiras produzidas por diversos tipos de tecido , monitoramento do Covid-19 e de uma rede de apoio internacional.
Por fim, diante da confusão criada em torno da vacina, o Comitê Científico urge o Consórcio Nordeste a renovar e ampliar as medidas de prevenção e propor aos governadores de todo o país a criação de uma “Comissão Nacional de Vacinação Independente” devida a irresponsabilidade do governo federal.
Em suma, nada está funcionando e as pessoas estão desesperadas. Fora Bolsonaro e planejamento nacional para a vacinação!
Publicado por On The Brink online – 27 de janeiro de 2021.
Silvana Ferreira Harte (MBPsS) – é graduada em Psicologia, coordenadora dos Trabalhos de Base do Núcleo do PT de Londres, ativista da Frente Democrática Oxford e do ComitêLulaLivreEngland_Oxford, FIBRA, WIN Worker’s Internacional Network, etc.