Por Patrícia Cassemiro

No último dia 14 de março, completaram 3 anos do assassinato brutal de Marielle Franco e de Anderson Gomes. Um crime que ainda não foi resolvido pela justiça.
Marielle Franco foi mulher, negra, mãe, filha, irmã, esposa e cria da favela da Maré. E para marcar a data e fortalecer toda a luta defendida por ela – ativista, vereadora e defensora dos direitos humanos, eleita em 2018 a vereadora mais votada da Câmara do Rio de Janeiro, com 46.502 votos, – a Fibra (Frente Internacional Brasileira contra o Golpe e pela Democracia ) esteve realizando vários eventos virtuais, reunindo pessoas de 16 países, em 4 continentes.
As homenagens à Marielle Franco começaram no sábado dia (13) com o Sarau Internacional Sementes que contou com a moderação de Pua Herra e a participação de artistas residentes no Brasil e no Exterior.
Já no domingo (14), dia exato em que se completou os 3 anos do assassinato de Marielle e Anderson, a FIBRA realizou junto com o Coletivo Brasil-Quebec o evento Microfone aberto: Marielles pelo mundo, que foi apresentado pelas ativistas Flávia Nascimento e Paula Lima, ambas de Quebec. Neste mesmo dia a Fibra também lançou no Youtube um vídeo coletivo em que a militância de várias partes do mundo, em diversos idiomas, reforçaram as perguntas que até hoje se encontram sem respostas: Quem mandou matar Marielle? E por quê?
Chegado o dia 20, foi realizada uma live com a participação da Conselheira do Instituto Marielle Franco, Pâmella Passos. Este encontro intitulado ‘Sementes pelo Mundo: legado e resistência’ foi apresentado por duas grandes ativistas residentes na Alemanha, Uriara Maciel e Betânia Ramos Schröder e teve como objetivo dialogar sobre a importância da figura de Marielle Franco, e de todo seu legado, para a militância nacional e internacional. Esta atividade teve como foco os projetos relacionados a Marielle Franco no Brasil e no Exterior.
Ciente da necessidade de se manter vivo o legado de Marielle Franco e de se apoiar as iniciativas do Instituto Marielle Franco, a FIBRA pretende realiza mensalmente eventos que visem valorizar e reforçar esse legado, acompanhando, divulgando e apoiando o trabalho realizado pelo Instituto Marielle Franco.
Marielle, presente! Hoje e sempre.
