¡Gracias!

De Maria Dantas, para o site da FIBRA.
Instagram: @_maria_dantas_

Barcelona, 24 de julho de 2023.

Amores,

Sei que nenhum partido é a solução de todos os problemas, e que a campanha eleitoral é a pior parte da Política. Também sei que é urgentíssimo um câmbio estrutural e que somente uma pessoa (ou duas, ou cinco, ou vinte) num lugar de poder não modifica o sistema. O que eu tentei foi não me dobrar ao sistema, e isso significava estar contra todo mundo e mantendo o diálogo, sempre, para mostrar fatos que todo mundo sabe, mas nunca se trata realmente, pois é um calo no pé do mesmo sistema. Tive que dizer e pleitear coisas básicas, e repetia cada dia em todas partes: Hemiciclo (congresso espanhol), comissões, etc…

Outra coisa imprescindível é colocar as causas na frente do partido, sempre! E estar muito, muito em contato e ter escuta atenta dos movimentos, entidades, e pessoas referentes. E, isso, eu humildemente fiz em toda a legislatura do Congresso. Os partidos deveriam ser ferramentas para pautar as diversas causas e tentar conseguir cambiar paradigmas, melhorar a vida do povo. Quando a lógica de partido entra, muitas vezes as causas saem pela porta dos fundos.

Eu creio infinitamente nas lutas de cada dia como a que vocês fazem, ou o coletivo mantero de vendedores ambulantes – todos negros e migrantes, vindos em balsas à Espanha, ou o pessoal da Emergência Frontera Sur, as que param os despejos, a Unidade Contra o Fascismo e o Racismo, o Movimento RegularizaciónYa, … e um enorme etc. É quase impossível que eu seja eleita, sendo a 6a por Barcelona. O que eu queria eu já fiz, que foi encher de conteúdo migrante, antirracista e antilgtbifobia essa campanha tão difícil e com o fascismo babando para governar e acabar com tudo.

Algo que realmente agradeço ao Partido ERC é jamais ter tentado influir no meu discurso nem no meu trabalho. No Congresso tive total confiança e liberdade de dizer e fazer o que pensava (eu não deixaria se fizessem isso, mas igualmente é de agradecer, pois não é habitual que isso ocorra e dou fé!). Isso é essencial para qualquer pessoa dos movimentos que entre em postos de tomada de decisão: as causas sempre na frente do partido e que este não condicione jamais as suas ações.

Agradeço às lutas por me manterem alerta e com os pés no chão, sempre. Porque isso que dizem “o poder corrompe” só é certo para quem quer se corromper, e da forma que seja, ou pelo ego, ou pela grana, ou pelo poder. O principal é ter claríssimo o que fazer com o poder que se tem em mãos; eu usei esse poder temporário para colocar as diversas opressões sobre a mesa do Poder Legislativo espanhol e tentei conseguir melhoras para a vida de muita gente.

Ali naquele Congresso tive a oportunidade de conhecer e de trabalhar ao lado de algumas pessoas maravilhosas de outras fomações políticas, e a nossa amizade continuará para sempre. Espero que possamos ter gente lá dentro que trabalhe cada dia (para além do horário normal, pois isso lá é muito necessário!), transversal e interseccionalmente em todas as comissões (isso aqui é o principal, pois é de onde saem as leis e todas as iniciativas parlamentares que vão pautar as nossas vidas!!), alguém que faça do Legislativo um espaço permeável à cidadania, um espaço de luta também.

Nenhum partido sozinho pode acabar com a extrema direita. Precisamos de unidade da maioria das pessoas, de baixo, contra o fascismo e o racismo, contra a lgtbifobia e todos os discursos de ódio.

Tamo juntes! 🙋🏽‍♀️✊🏾

Mando um abraço forte, amores meus, muita gratidão pela confiança. 🙏🏾💜

Muita, mesmo!

Vocês são maravilhosas!

Maria Dantas

💜💜💜💜💜🌈🌈🌈💜💜💜💜💜 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️ 🏳️‍⚧️


Maria Dantas: Sergipana, barcelonina, jurista social pels drets humans, diputada al @Congreso_Es per @Esquerra_ERC

Instagram: @_maria_dantas_

Nota: Os textos, citações, e opiniões são fornecidos pela autora, sendo de sua exclusiva responsabilidade, e podem não expressar – no todo ou em parte, a opinião dos Coletivos da Fibra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »