Viva o 18 de dezembro!

@1flaviocarvalho, @amaconaima, sociólogo e escritor, residente em Barcelona.

Barcelona, 18 de dezembro de 2023.

Importante filósofo europeu dizia que “O Inferno são (sempre) os outros”. E a União Europeia construiu sua base colonialista num discurso que buscou desculpas hipócritas para esconder seus próprios problemas internos. Somos 280 milhões de migrantes em todo o mundo, equivalente a 4% da populaçao mundial. Um dado estatístico que não mudou desde os anos 60.

A população da África representa 16% da população mundial. Os africanos migrantes representam somente 14% do total de migrantes de todo o mundo. Destes, africanos migrantes, 70% migram dentro do próprio continente. A Europa, por sua vez, representa 10% da população mundial. Porém, os migrantes europeus são 24% da população mundial.

Migrantes europeus privilegiados tornaram-se os homens mais ricos do Brasil e dos Estados Unidos, graças ao sequestro de 8 a 10 milhões de africanos para trabalhar de graça e morrer, benzidos pelo catolicismo europeu. Hoje, os africanos em situação irregular na Europa representam menos de 10% do total de imigrantes. Menos de 1% da migração irregular na Europa vem em barcos precários. A imensa maioria vem em voos caros de avião. Nos barcos precários no Mediterrâneo, morreram muitos mais que na guerra da Ucrânia. Porém a percepção equivocada sobre a migração africana na Europa faz com que os europeus cheguem a afirmar que são muito mais do que a realidade. Indicadores falam que a percepção é de que os africanos estão invadindo a Europa. Quando, na verdade, o Mar Mediterrâneo é considerado atualmente o maior cemitério de pessoas afogadas do mundo, em busca de melhoria ou salvação para as suas vidas e de suas famílias.

A Europa tolera refugiados brancos tanto quanto assassina de várias formas desesperados negros, de todas as idades. Racismo puro e duro.

Esta percepção equivocada sobre a migração na Europa sempre aumenta em época pré-eleitoral. Haverá eleição em junho próximo para as instituições europeias. A União Europeia está propondo, portanto, um novo endurecimento dos seus controles migratórios. Não é a primeira vez que o faz em época que antecede eleição. Discursos contra migração aumentam os votos nos partidos fascistas, racistas e xenófobos. E até os partidos que se dizem de esquerda embarcam nessa onda, com medo de perder poder ou por outros interesses difusos.

18 de Dezembro é o Dia Internacional das Migrações. Com letra M. Pois nem todo Migrante quer ser configurado como Imigrante, já que isso significa ser considerado cidadão de terceira ou quarta categoria. Nem Emigrante, com E, pois o movimento dinâmico de migrar nao é estável, definitivo, finito, estático. Preferimos ser cidadãos do que carregar todos os estigmas da migração. Além disso, Emigrar não obedece a uma motivação única e sim a um conjunto de fatores diversos. Assim, como diversa é a humanidade e o fluxo de viagens entre países.

Migrar, enfim, deve ser considerado um direito humano. E foi o motor de transformação, para melhor, da maioria das sociedades. Todo o resto é hipocrisia capitalista, pois sem migração, regular ou irregular, não existiria Europa. E o mercado necessita de mão-de-obra barata para limpar todas as suas merdas.

O Inferno são os outros?

Europa era o nome de uma mítica princesa sequestrada. Ademais imigrante ilegal não existe! Só na mente de quem o utiliza para algo, desumanizando-o.

Aquele abraço.

Flavio Carvalho.


Twitter e Instagram: @1flaviocarvalho
Facebook: @quixotemacunaima | @amaconaima

#maconaima #quixotemacunaima

Nota: Os textos, citações e opiniões podem não expressar – no todo ou em parte, a opinião dos Coletivos da Fibra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »