Amsterdam, junho de 2022
O Coletivo Amsterdam, em parceria com Filmhuis CAVIA, em Amsterdam lançou em Junho uma campanha relâmpago de solidariedade com o objetivo de angariar fundos para que a comunidade indígena Tupinambá de Olivença (pequena comunidade situada em Ilhéus, no sul da Bahia), pudesse se deslocar até Brasília para participar dos protestos contra a aprovação do Marco Temporal, no STF.
Nos dias 4 e 12 de junho, foi exibido o documentário Our Fight is for Life, (Celene Fonseca, 2022, 55min), que mostra a realidade da comunidade Tupinambá e os desafios enfrentados em sua luta pelo direito à terra, especialmente neste momento da vida brasileira, tempos de um governo tão hostil à natureza e aos povos indígenas.
As duas sessões reuniram principalmente pessoas da comunidade brasileira bem como holandeses interessados em temáticas críticas sobre o Brasil, como os problemas relacionados ao meio ambiente e os povos indígenas.
O Coletivo Amsterdam disponibilizou uma conta especial para doações online e o CAVIA doou integralmente o valor dos ingressos para colaborar com a causa. Ao final foi arrecadado o valor de €323,00 integralmente repassado aos Tupinambás de Ilhéus.