Vigílias por Assange

Paris, junho de 2022

“Nós, que estamos aqui falando de democracia,
precisaremos perguntar: Que crime o Assange cometeu?”
(ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva)

No dia 17/06/2022, a Ministra do Interior do Reino Unido assinou a extradição de Julian Assange, criador do Wikileads, para os Estados Unidos.

A Redh-Brasil, coordenou uma ação urgente reunindo várias entidades brasileiras e internacionais – dentre elas a a Frente Internacional Brasileira FIBRA e outras organizações parceiras, com o intuito de aglutinar forças e ampliar a solidariedade internacional na luta pela Liberdade de Julian Assange: #FreeAssangeNow #NoExtradiction #AssangeIsInnocent.

Várias ações foram definidas entre elas uma VIGILIA SEMANAL online, sempre às quartas-feiras, para facilitar as adesões em todos os continentes.

A FIBRA aderiu à campanha, que já conta com vários de seus coletivos internacionais individualmente engajados: França, Espanha (Madri e Barcelona), UK, Alemanha (Sttutgard e Colônia), USA e Holanda; o número de adesões continua a crescer!

As Vigílias por Assange, iniciadas em 22 de junho, contam com a participação de jornalistas, intelectuais, personalidades políticas, artísticas e ativistas engajados nessa luta, atualizando o público, sobre o andamento do caso e novas ações a serem implementadas. Ações que serão organizadas pelas diferentes entidades que compõem a coordenação da campanha.

O jornalista Julian Assange é acusado de crime por ter usado o Portal Wikileaks para denunciar crimes de guerra e crimes contra a soberania nacional de diversos países incluindo o Brasil, sob o governo da Presidenta Dilma Roussef.

Como mencionado pelo ex-presidente Lula da Silva, ao questionar que crime foi cometido no contexto amplo da Democracia, defender a inocência de Assange é defender a liberdade de imprensa e o direito que cada cidadão e cidadã do mundo tem de ser informado, com transparência, sobre assuntos que a todes dizem respeito.

A FIBRA como parceira dessa campanha, lançou na quarta-feira 22/06/22, a primeira da série de lives que funcionarão como uma vigília permanente internacional, da luta pela liberdade imediata de Julian Assange. A segunda está programada para acontecer no dia 29.06, com transmissão no canal do YouTube da REDH-BRASIL.

Acompanhe as vigílias pelo Youtube, divulgue e participe.

Junte-se à essa campanha, que congrega quem luta por soberania e democracia no mundo.


Sinopse do primeiro programa:

Convidados:

Nathália Urban: jornalista anti-imperialista brasileira, radicada na Escócia. Escreve para o Brasil Wire, Jacobin Brasil e para o Brasil 247;

Felipe Pena: jornalista, escritor e professor da Universidade Federal Fluminense, autor de 16 livros, entre eles Crônicas do Golpe (Record, 2017);

Participação especial do Trovador Argentino Gabo Sequeira, membro do Movimento “Canto de Todos”.

Apresentação e Moderação: Rebeca R. Lang, do Collectif Alerte France Brésil/MD18, de Paris e uma das articuladoras da FIBRA Frente Internacional.

Coordenação Geral:

Marília Guimarães: professora, escritora, presidente da Redh-Brasil – capítulo brasileiro que integra a Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade (REDH).

Programa organizado pela FIBRA e apresentado e moderado por Rebeca R. Lang.

#FreeAssange #FressAssangeNow #NoExtradiction #AssangeIsInnocent #QueCrimeEleCometeu ? #RedhBrasil #FIBRA #FibraFrenteInternacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »