Os Cinco Anos de Abá e a Luta pelos Direitos Indígenas!

Por Namir Martins, para o site da Fibra.

Frankfurt, 24 de julho de 2022.

Há cinco anos ninguém poderia imaginar que o trabalho da ABÁ – Grupo de Trabalho de Direitos Humanos no Brasil – chegaria ao nível atual. ABÁ tornou-se uma importante instituição na cidade de Frankfurt, fundada em 2017 por cidadãos alemães e brasileiros.

Embora não esteja mais envolvida ativamente no trabalho da ABÁ, tive a honra de fazer parte do grupo de seis pessoas que construiu esta instituição há cinco anos.

Imagens: Namir Martins

O nome ABÁ significa ser humano, na língua indígena Tupi-Guarani. ABÁ – Grupo de Trabalho de Direitos Humanos e.V. é uma organização sem fins lucrativos que promove os direitos humanos e o intercâmbio cultural. A associação organiza palestras, eventos, festivais, projetos e campanhas, e tem como um de seus objetivos trabalhar com mulheres, principalmente migrantes e a comunidade LGBTQIA+. Eles também realizam projetos sociais para ajudar os povos indígenas do Brasil, especialmente os Guaranis e Kaiowás.

Imagens: Namir Martins

Em seu 5º aniversário a ABÁ organizou uma grande festa comemorativa. No sábado, 23 de julho de 2022, a associação recebeu amigos, funcionários, fundadores, membros do conselho e convidados no centro da juventude, distrito de Bornheim, em Frankfurt, sob um sol brilhante. A partir das 11h, os visitantes puderam saborear iguarias como a famosa “Feijoabá” com música ao vivo.

Imagens: Namir Martins

A celebração foi aberta oficialmente às 16h, por Dra. Adriana Maximino dos Santos, membro da diretoria, seguido pelo discurso do deputado federal da Alemanha Kaweh Mansoori , depois por Jumas Medoff, presidente do Conselho de Imigrantes de Frankfurt. A plateia ouviu cumprimentos da ex-integrante e co-fundadora da ABÁ, Namir Martins.

Na ocasião Dra. Adriana Santos apresentou Lay Gleim e Dra. Ana Migowski, que atualmente também são membras da diretoria da Abá, bem como os integrantes dos projetos e os coordenadores dos cursos de alemão. Adriana encerrou fazendo um balanço do trabalho do ABÁ nesses cinco anos.

Imagens: Namir Martins

A festa continuou até as 22h, acompanhada de música brasileira!

Tudo de bom, ABÁ!

Namir Martins


Para versão original em alemão: leia aqui

Namir Martins é membra da Fibra e do Coletivo Desmascarando o Bolsonaro Já! , na Alemanha.

Nota: Os textos, citações, e opiniões são fornecidos pela autora, sendo de sua exclusiva responsabilidade, e podem não expressar – no todo ou em parte, a opinião dos Coletivos da Fibra.

One thought on “Os Cinco Anos de Abá e a Luta pelos Direitos Indígenas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »