O Coletivo Amsterdam participou no sábado 30 de julho, junto com outros ativistas da comunidade brasileira e sulamericana residente na Holanda, da Pride Walk Amsterdam, edição 2022. O evento foi organizado por ativistas de diferentes coletivas, como o Feministas em Holanda , o Vondelbunker, o La Batuta e o Coletivo Amsterdam, integrante da FIBRA.
A marcha aconteceu no bojo dos eventos organizados durante a semana My Gender my Pride (este ano de 30/julho a 07/agosto), na cidade de Amsterdam, e destaca-se pelo viés político que adquire ao longo do trajeto: momento de reivindicações locais e estrangeiras, levadas às ruas da cidade pelas comunidades envolvidas e que se estende para muito além das pautas LGBTQIA+.
O Vale Latine organizou um bloco na Pride Walk, que saiu da praça DAM e terminou seu trajeto no VONDELBUNKER, onde o Vale deu seguimento ao protest-party bem à moda latina, com muita música, apresentações de artistas latinoamericanes e comidas brasileiras. O evento, além de protesto e celebração da comunidade LGBTQIAP+ latine e caribenhe, foi organizado para arrecadar fundos para o LGBT Sem Terra, o coletivo LGBTQIAP+ do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Brasil. O evento foi incluído na programação oficial da Pride Amsterdam.
Abaixo alguns registros do dia: