O Futuro é Colorido e Tolerante: A Christopher Street Day em Hamburgo!

Por Namir Martins, para o site da FIBRA
Frankfurt, 07/08/2022

Como diz o ditado: “antes tarde do que nunca!” E foi assim comigo. Pela primeira vez, participei neste ultimo sábado de muito sol e céu azul, do Christopher Street Day (CSD) em Hamburgo, onde eu me encontrava passando uns dias de férias.

A festa começou com atraso. Isso no entanto, não tirou a motivação e a animação das pessoas que foram surgindo de todos os cantos e se encaminhavam em direção ao local, onde teria início essa grande parada, bem próxima da estação central de trem.

Uma verdadeira festa da diversidade, tolerância e luta por direitos! Segundo os organizadores, cerca de 250 mil pessoas participaram do evento. Foi a maior manifestação desde sua criação no ano de 1980: com 82 grupos e diferentes associações inscritos. Ao todo, 30 carros alegóricos percorreram o trajeto da manifestação levando um grande número de pessoas que dançavam e cantavam hits conhecidos do público. Nas calçadas, os participantes também cantavam e dançavam e acenavam para os carros alegóricos saudando os diferentes grupos que se apresentavam.

Imagens: Namir Martins

Para mim, o único momento desgradável da festa foi quando um dos caminhões começou a tocar techno. O volume do som e a batida grave e penetrante do baixo, fizeram o meu coração mudar o “ritmo de batida”. Uma situação que eu não achei nem um pouco engraçada! Felizmente foi só um episódio curto e rápido…

Mostrando-se solidários à Parada LGBTQIA+ alguns prédios penduraram balões coloridos e faixas com as cores do arco-íris nas janelas e sacadas.

Imagens: Namir Martins

O Lema da Christopher Street Day deste ano foi “Diversidade em vez de Violência”. Um lema forte, tendo em vista o aumento no número de agressões contra a população LGBT. Em Hamburgo, o número de ataques duplicou em relação ao ano passado. Não pensem, no entanto, que a intolerância, a discriminação e a falta de respeito conseguirão criar raízes na sociedade alemã. Se por um lado o número de agressões aumentou, o movimento LGBT por outro lado, ganhou muitos apoiadores e defensores. Os “bolsonaros da vida” e os “homens de bem” não se criam por aqui!

O Prefeito de Hamburgo Peter Tschentscher (Partido Socialdemocrata) e a segunda prefeita Katharina Fegebank (Partido Verde) estiveram na CSD-Demo – entre muitos participantes em um dos carros alegóricos, dançando e cantando com o público.

A parada contagiou a todos e eu mesma entrei na dança. No próximo ano com certeza estarei em Hamburgo!


Namir Martins é membra da Fibra e do Coletivo Desmascarando o Bolsonaro Já! , na Alemanha.

Nota: Os textos, citações, e opiniões são fornecidos pela autora, sendo de sua exclusiva responsabilidade, e podem não expressar – no todo ou em parte, a opinião dos Coletivos da Fibra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »