Paris por Lula 13

Por Marcia Camargos – Collectif Alerte France Bresil/MD18, para o site da FIBRA

Paris, 27 de outubro de 2022

Centenas de pessoas reuniram-se no sábado, dia 22, na Praça da Nação, no leste de Paris, para reforçar a necessidade imperiosa de derrotar o atual presidente em 30 de outubro, no segundo turno das eleições. Convocada pela Autres Brésilis e pelo Alerte France Brésil, em conjunto com diversos outros parceiros franco-brasileiros, a manifestação denunciava a ameaça que o atual governo representa para a democracia e o Estado de Direito no nosso país, e o risco em nível planetário, sobretudo devido à destruição sistemática da Floresta Amazônica.

Por cerca de quatro horas, membros de organizações sindicais, partidos políticos de esquerda, parlamentares, artistas e militantes revezavam-se ao microfone, para solidarizar-se com o povo brasileiro, em sua cruzada contra um chefe de nação genocida, e empenhar seu apoio à candidatura da Frente Brasil Esperança.

Laurence Cohen, senadora do Partido Comunista Francês, relembrou sua ida a Curitiba, para visitar o então preso político Lula. Já a ativista indígena e antropóloga Kowana Apurinã referiu-se à resistência que, nesse momento, precisa ocupar todos os espaços, numa luta sem trégua, de vida ou morte.

Ponto alto do encontro, ao lado do colunista da UOL, Jamil Chade, que veio da Bélgica especialmente para a ocasião, o ex-jogador Raí deu o seu recado. Sob os gritos de “Fora Neymar”, vindos da multidão, o craque conclamou os eleitores a votarem contra as desigualdades sociais, a agressão ao meio-ambiente, contra o desrespeito às minorias e contra o ódio, mas a favor do amor.

Imagens Collectif Alerte France Bresil/MD18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »