Amsterdam, 15 de Janeiro de 2023.
De Ana Isa v Dijk (Coletivo Amsterdam), para o site da Fibra
O sábado 14 de Janeiro deu continuidade na Holanda, aos inúmeros atos organizados no Brasil em resposta à violência e destruição que tomou conta de Brasília no dia 08 deste mês. Dezenas de atos no exterior foram organizados pela militância internacional em diversos países desde Europa, América do Norte e América do Sul em demonstração imediata de que as ruas do mundo continuam em alerta e em sintonia e solidariedade a um Brasil democrático, particularmente referendando a legitimidade do voto popular no governo recém empossado tendo Lula como presidente.
Se havia qualquer dúvida sobre a força de mobilização de tanta gente comprometida com o atual projeto de país, a semana mostrou que no exterior a comunidade brasileira progressista permanece em vigília. Assim foi este sábado em Amsterdam, em que algumas dezenas de pessoas vindas em grupos de diversas localidades do país, enfrentaram várias horas de um dia chuvoso, sob frio e ventos fortes o desafio de explicar à sociedade local o que se passa no Brasil. O ato foi organizado pelo Coletivo Amsterdam pela Democracia e por ativistas independentes, vindos de Utrecht, Haia ou de Rotterdam como o Grupo Onda Vermelha.
Outros grupos ativistas de latino americanos prestaram seu apoio inclusive com o trabalho de divulgação nas redes.
O recado foi dado: o governo é legítimo e sem anistia a golpistas.
Confira abaixo algumas imagens:
Nota: Textos, citações, e opiniões fornecidos pela autora são de sua exclusiva responsabilidade, e podem não expressar – no todo ou em parte, a opinião dos integrantes da Fibra.