Assim foi o Encontro entre eles.
Por Namir Martins, para o site da FIBRA
Frankfurt, 29 de abril de 2023.
Na quarta-feira passada, 26 de Abril de 2023, sindicalistas do Grupo de Trabalho “Assuntos Internacionais” do Sindicato da Educação e Ciência (GEW) reuniram-se com ativistas latino-americanos. Este encontro teve lugar nas instalações do Centro de Comunicação da Universidade de Frankfurt. Estiveram presentes representantes do Peru, Bolívia, Brasil e Chile. Jürgen Rentz foi o moderador.
O grupo de trabalho “Assuntos Internacionais” é composto por professores na ativa e aposentados. Seu objetivo é a “solidariedade internacional” através de uma rede de contatos e ações.
Após as apresentações dos participantes, foram expostos os diferentes problemas que afetam os países da América Latina, tais como: corrupção, desrespeito pelos direitos humanos, influência e subjugação dos países latinos pelos Estados Unidos e pela Europa, repressão social e política, perseguição e assassinato de opositores ao regime, abuso da máquina estatal, entre outros. Dentre estas questões no entanto, três foram mencionadas por todos os ativistas presentes:
- a ameaça constante de um golpe militar;
- meios de comunicação corruptos e manipuladores (fake news); e
- uma elite que oprime, explora e escraviza.
Concluíramos que no momento atual é necessário unir forças e trabalhar em conjunto. Queremos organizar eventos para discutir a situação política na América Latina, estamos planejando diferentes atividades de rua e queremos estabelecer contactos com o governo e outros sindicatos na Alemanha.
A próxima ação terá lugar no Dia do Trabalhador (01.05.) no Römer em Frankfurt, onde teremos uma barraca montada na praça com distribuição de material informativo para dialogar com os transeuntes. Na terça-feira, dia 2 de maio, o professor Antônio Andrioli fará uma palestra na “Creche Curumim”. Ele explanará sobre a situação atual dos direitos humanos no Brasil.
No dia 7 de Maio, no Café KoZ da Universidade de Frankfurt, haverá uma conversa com Indira Huilca sobre a situação política no Peru.
Outros eventos em breve!
N. Martins
Para a versão em alemão veja aqui.
Namir Martins é membra da Fibra e do Coletivo Democracia Resiste! (antigo Desmascarando o Bolsonaro já!), na Alemanha.
Nota: Os textos, citações, e opiniões são fornecidos pela autora, sendo de sua exclusiva responsabilidade, e podem não expressar – no todo ou em parte, a opinião dos Coletivos da Fibra.