NYC em marcha pela Palestina
Relato enviado por Myriam Marques/DDB NY
Nova York, 04 de março de 2024
Cerca de 50 mil pessoas marcharam debaixo de chuva e frio de 4 graus, ontem dia 2 de março, por cerca de 2 horas no centro de Manhattan em Nova York, depois de ato realizado na Washington Square e seguiram até a Rua 42.
A Marcha ” Tire as mãos de Rafat” denunciou o Massacre da Farinha e a hipocrisia dos EUA em jogar comida de avião quando financia bombardeios. Os manifestantes fizeram uma chamada à resistência até que a Palestina seja livre. NY tem tido atos todos os dias for #FreePalestine. Apesar do forte policiamento, prisões, proibição de uso de áudio etc…, os novaiorquin@s não se rendem! E nós estávamos lá!
#BrazilianswithPalestinians #FreePalestine
O Coletivo Brazilians with Palestinians – formado por ativistas do DDB NY (Defend Democracy New York) – ligado à FIBRA, do Comitê Popular NJ NY PA, estudantes universitários brasileiros e artistas da comunidade. esteve presente na enorme manifestação pró Palestina. Empunhando as bandeiras brasileira e palestina ativistas brasileiros juntaram-se às milhares de pessoas que caminharam sob chuva fina e frio entoando mensagens de solidariedade.
Dentre as centenas de cartazes levados pelos manifestantes, o que mais chamou a atenção foi um com uma frase do Presidente Lula, em meio a muitas manifestações de carinho e gratidão ao Brasil.
Desde o dia 7 de outubro de 2023, Nova York tornou-se um dos epicentros da resistência ao genocídio em Gaza, devido à grande comunidade da diáspora Palestina, da grande comunidade judia anti-sionista e também pela tradição de luta da cidade. Desde então centenas de coletivos foram criados e atos, marchas, interrupções e performances acontecem todos os dias, em vários locais sendo muitas vezes simultâneos.
O DDB NY atua na ShutitDown4Palestine Coalition, tem membros ativos no Coletivo dos Profissionais de Saúde e no Coletivo de Artistas pela Palestina.