Por Namir Martins, para o site da FIBRA
Frankfurt, 30 de janeiro de 2023
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá a visita do Chanceler alemão Olaf Scholz em Brasília na segunda-feira (30.01.2023). Ele virá ao Brasil para se encontrar-se com Lula e empresários brasileiros.
Lula já anunciou que pretende restabelecer as relações de amizade e cooperação entre os dois países. Lula mira na geração de empregos e investimentos para o Brasil. Embora tenha recusado o pedido da Alemanha para a entrega de munições à Ucrânia, observadores políticos acreditam que esta reunião será muito proveitosa para ambos os lados.
Um dos assuntos da pauta será o Acordo de Livre Comércio do Mercosul com a União Européia. As conversas sobre o assunto certamente serão retomadas, mas os termos do acordo ainda não foram esclarecidos.
Uma das integrantes da delegação alemã é a ministra de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Svenja Schulze, a qual anunciou que a Alemanha vai doar mais de R$ 1 bilhão (Reais) ao Fundo Amazônia.
Essa doação não serve apenas para preservar as florestas ou mitigar os problemas climáticos. “Trabalharemos juntos no campo social porque temos certeza de que a proteção do clima não funcionará sem resolver os problemas sociais”, disse a ministra Schulze.
A Ministra está planejando um encontro com a Ministra dos Povos Indígenas (Sonia Guajajara) e a Ministra do Meio Ambiente (Marina Silva).
É importante lembrar que a Alemanha – segundo maior doador do Fundo Amazônia – após o resultado das eleições e a vitória eleitoral de Lula, assinou o desbloqueio de 35 milhões de euros para o Fundo, que seriam destinados para reduzir o desmatamento em 2017. O valor foi anunciado pelo presidente alemão Franz-Walther Steinmeier durante a posse de Lula. Lembrando que tanto a Alemanha quanto a Noruega – principais contribuintes do fundo, suspenderam as doações durante o governo Bolsonaro.
Outro tema importante do encontro entre Lula e Scholz será a defesa da democracia: nas redes sociais, o chanceler condenou os atentados terroristas de 8 de janeiro em Brasília. “Somos profundamente solidários com o presidente Lula e com o povo brasileiro”, disse Olaf Scholz.
Namir Martins é membra da Fibra e do Coletivo Desmascarando o Bolsonaro Já! , na Alemanha.
Nota: Os textos, citações, e opiniões são fornecidos pela autora, sendo de sua exclusiva responsabilidade, e podem não expressar – no todo ou em parte, a opinião dos Coletivos da Fibra.
2 thoughts on “Chanceler Alemão Olaf Scholz visita o Brasil”