Lula Livre – Ativismo na Bélgica

De Inêz Oludé da Silva, para o site da Fibra

27.01.2022

Foto: Ricardo Stuckert

Os brasileiros residentes no exterior, estamos atentos à atualidade do Brasil e nos preocupamos muito, porém, reagimos e buscamos nos solidarizamos com a luta do povo brasileiro.

Em Bruxelas, nosso ativismo é sensacional, somos poucos, mas fazemos muito barulho. Criamos grupos e comitês, fomos parceiros de partidos progressistas europeus, sindicatos e ONG’s como o Comitê Belga-Brasileiro (CBB), o movimento “Ele Não”, Brasileiros pela Democracia, Frente Internacional Brasileira contra o Golpe – FIBRA, Caravana Lula Livre (de Paris). Em 2018 fundamos o Comitê Lula Livre, hoje inativo, após sua liberdade. A luta continua com o Lula Day – internacional.

Fotos: Comitê Lula Livre, Bruxelas.

Recebemos Celso Amorim, Paulo Pimenta, Gleisi Hoffmann, Carlos Zaratinni, Guilhermo Boulos, Luciana Santos, Talíria Petrone, João Daniel, entre outros, que participaram de eventos no Parlamento Europeu. Em 2019, a ex -presidenta Dilma, foi homenageada no festival ManiFiesta, do Partido do Trabalhador Belga e recebida no Parlamento Europeu. Naquela ocasião organizamos uma bela festa em sua homenagem. Para nossa alegria, fomos à França, aplaudir Lula ,quando recebeu o prêmio Cidadão de Paris.

Fotos: Comitê Lula Livre, Bruxelas.

Nas redes sociais as atividades tinham a mesma intensidade, fizemos muitas lives poéticas, campanhas políticas, especialmente “Lula Nobel da Paz”, indicado pelo prêmio Nobel argentino, Perez Esquivel e “1000 pássaros para Lula”, meu projeto de artes visuais e poesia. Atualmente, temos muitos grupos de jovens no whatsapp, muito ativos, pelo “fora Bolsonaro genocida”.

Como não podia deixar de ser, o presidente Lula está livre, seus processos infames anulados e pode ser candidato. O que desejamos ardentemente é que volte a ser presidente.

Em novembro de 2021, Lula foi recebido com homenagens dignas de um Chefe de Estado, na Espanha,na França e na Bélgica. A nossa recompensa foi um encontro maravilhoso, com o ex-presidente e sua comitiva. Tivemos a oportunidade de tietá-lo e fomos imortalizados pelo genial fotógrafo oficial do ex-presidente, Ricardo Stuckert. Se pode perceber a felicidade estampada nas nossas caras apesar do frio e das máscaras.

Foto: Encontro do presidente Lula coma militância internacional em Bruxelas (novembro, 2021). Créditos: Ricardo Stuckert)

Estamos todos juntos lutando contra o fascismo e pela volta da democracia no Brasil. Estamos de mãos dadas a clamar “Lula 2022” e ninguém solta a mão de ninguém.


Inêz Oludé da Silva, artista artivista, poeta subversiva. Uma pernambucana exilada, ex-presa política, agitando desde Bruxelas, escrevendo para o Brasil e para o mundo.

Acompanhe a Inêz nas redes sociais:

Instagram: @inezitaolude

Facebook: @inezoludedasilva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »